A definição de “comunidade” possui vários sentidos segundo os estudos apresentados, contudo, existe um consenso geral que enfatiza que em contextos educacionais a comunidade é evidenciada quando numa turma os estudantes participam activamente, partilhando ideias tanto pessoais como académicas, estas partilhas desenvolvem-se através de fóruns de discussão, dos
chats, de
e-mails entre outras.
Para que uma comunidade de aprendizagem
online se desenvolva é necessário a colaboração de todos para a promover, neste sentido, alguns investigadores encaram a aprendizagem
online como uma actividade
social,
situada e
colaborativa, sendo a tecnologia um dos recursos disponíveis para que esta colaboração seja possível. Assim sendo, a educação
online deverá ser mais do que a mera apresentação do material a ser estudado.
Neste sentido, Palloff e Pratt (1999) sugerem que uma comunidade online de sucesso deve incluir:
«Interacção activa envolvendo tanto o conteúdo do curso como comunicação pessoal, aprendizagem colaborativa desmonstrada por comentários dirigidos primeiramente de aluno a aluno em vez de aluno a instrutor; e significado socialmente construído demonstrado pelo acordo ou questionamento com a intenção de atingir concordância em questões de significado.» (p. 32)Em suma, as comunidades em aulas
online deverão possibilitar a interacção sobre o conteúdo do curso, assim como potencializar a interacção social e pessoal dos estudantes.