quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Comunidade Virtual e Colaboração Online
A definição de “comunidade” possui vários sentidos segundo os estudos apresentados, contudo, existe um consenso geral que enfatiza que em contextos educacionais a comunidade é evidenciada quando numa turma os estudantes participam activamente, partilhando ideias tanto pessoais como académicas, estas partilhas desenvolvem-se através de fóruns de discussão, dos chats, de e-mails entre outras.
Para que uma comunidade de aprendizagem online se desenvolva é necessário a colaboração de todos para a promover, neste sentido, alguns investigadores encaram a aprendizagem online como uma actividade social, situada e colaborativa, sendo a tecnologia um dos recursos disponíveis para que esta colaboração seja possível. Assim sendo, a educação online deverá ser mais do que a mera apresentação do material a ser estudado.
Neste sentido, Palloff e Pratt (1999) sugerem que uma comunidade online de sucesso deve incluir: «Interacção activa envolvendo tanto o conteúdo do curso como comunicação pessoal, aprendizagem colaborativa desmonstrada por comentários dirigidos primeiramente de aluno a aluno em vez de aluno a instrutor; e significado socialmente construído demonstrado pelo acordo ou questionamento com a intenção de atingir concordância em questões de significado.» (p. 32)
Em suma, as comunidades em aulas online deverão possibilitar a interacção sobre o conteúdo do curso, assim como potencializar a interacção social e pessoal dos estudantes.
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